Olha o meme...
sexta-feira, 16 de setembro de 2022
segunda-feira, 5 de setembro de 2022
UM POUCO DE HISTÓRIA: Química pré-histórica
A humanidade, desde seu início, tem observado a natureza e seus fenômenos. A observação e admiração de tais fenômenos leva à curiosidade e gera questões que o ser humano busca responder. Entre as ciências que estudam os fenômenos da natureza está a Química, que é o estudo da matéria: composição, propriedades e transformações.
A Química é uma ciência relativamente nova, sendo em seu princípio, consolidada como ciência entre os séculos XVII e XVIII com contribuições importantes de Boyle, Priestley, Cavendish e Lavoisier. Entretanto, os conceitos químicos surgiram muito antes… Aí que entra a seção “Um pouco de história” do blog, para dar uma luz à relação da Química com a história da humanidade.
Por falar em luz, vamos começar lembrando que os elementos químicos constituintes da matéria, tem origem a bilhões de anos. Na teoria do Big-bang, a mais aceita para a origem do universo, houve uma grande explosão. Nos primeiros milésimos de segundos após a grande explosão já foram formados núcleos de hidrogênio e hélio, com o passar do tempo foram surgindo os núcleos de outros elementos. Essa teoria é chamada de nucleossíntese.
A humanidade é bem mais recente, porém com sua curiosidade aprendeu a usar substâncias e processos químicos a seu favor, mesmo que nem soubesse ainda o era a Química. Duas aplicações que se destacam são a utilização de pigmentos para pinturas corporais e em cavernas (pinturas rupestres) e a produção de fogo.
As pinturas rupestres foram a primeira forma de comunicação escrita, de transmissão de acontecimentos de um indivíduo ou comunidade, e eram utilizados, normalmente, pigmentos inorgânicos a base de óxidos e hidróxidos de ferro e pigmentos orgânicos.
Figura 1: Pintura rupestre
Fonte: GOMES (2013)
Já o fogo, era utilizado, no princípio, para proteção contra animais, iluminação e cozimento. A combustão para produzir o fogo é, muito provavelmente, a primeira reação química dominada pelo ser humano.
A combustão é uma reação entre um combustível (madeira, folhas, etc) e o gás oxigênio presente na atmosfera. Gera como produtos, principalmente, gás carbônico, água, cinzas e libera calor, o que é evidenciado pelo fogo.
Figura 3: Combustão de madeira
O fogo já existia naturalmente, especialmente quando relâmpagos atingiam árvores ou vegetação seca e o ser humano pré-histórico devia ter um certo fascínio e obsessão pelo fogo e deve ter procurado reproduzir esse fenômeno natural. Mas como e quando ocorreu essa primeira manipulação da reação de combustão?
O “Como” é mais simples de responder pois técnicas primitivas de produzir fogo são ensinadas em cursos de sobrevivência e até mesmo em programas de televisão que abordam o assunto. Dessa forma o deve ter sido produzido por atrito entre dois pedaços de madeira ou impacto entre duas rochas que possam ter gerado faísca sobre uma vegetação seca. Particularmente acredito na segunda hipótese e fico imaginando quantas vezes esse processo ocorreu até o um ser humano perceber que poderia reproduzir e fazer seu próprio fogo quando quisesse.
Agora, quando o ser humano fez fogo pela primeira vez? É muito difícil de chegar a uma resposta precisa pois os vestígios de fogo podem ser facilmente eliminados por ventos fortes, tempestades e soterramentos que ocorreram nos milhares de anos da existência humana. O vestígio mais antigo de uma fogueira foi encontrado em uma caverna na África do Sul, a Caverna Wonderwerk.
Figura 4: Caverna de Wonderwerk, na África do Sul
Fonte: Wonderwerk Cave Research Project
Resíduos de combustão foram encontrados próximos a ferramentas de pedra e foram analisados por microespectroscopia infravermelha (FTIR), técnica ideal para avaliar as transformações envolvendo calor. As amostras foram datadas de um período 1,8 milhão de anos, o que leva a um dos ancestrais da humanidade, o Homo erectus. Lembrando que é o vestígio mais antigo encontrado e que na verdade a produção de fogo pelo ser humano deve ser mais antiga. O domínio do fogo trouxe benefícios imediatos à humanidade: segurança contra predadores, possibilidade de locomoção noturna, proteção contra o frio e cozimento de alimentos.
Os pigmentos das pinturas primitivas e reação de combustão são marcos importantes para a humanidade, seja para comunicação ou para melhoria da qualidade de vida, e mostram que a Química já está há muito tempo na curiosidade do ser humano.
Referências
ALVES, T.L., et al.Pigmentos de pinturas rupestres pré-históricas do sítio Letreiro do Quinto, Pedro II, Piauí, Brasil. Química Nova, V. 34 nº 2, 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/qn/a/S6fjMRRNf8NybsNvYpXHfsF/?lang=pt> Acesso em 01/09/2022
BARREIROS, I. Caverna na África do Sul revela eidências de fogo de 1,8 milhões de anos. Aventuras na História, outubro de 2021. Disponível em: <https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/caverna-na-africa-do-sul-revela-evidencias-de-fogo-de-18-milhoes-de-anos.phtml> Acesso em: 01/09/2022.
BERNA, F. et al. Microstratigraphic evidence of in situ fire in the Acheulean strata of Wonderwerk Cave, Northern Cape province, South Africa. PNAS, V. 109 nº 20, april 2012. Disponível em: <https://www.pnas.org/doi/10.1073/pnas.1117620109> Acesso em: 02/10/2019
David Stanley de Nanaimo, Canadá, CC BY 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/2.0>, via Wikimedia Commons. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/43/Prehistoric_Rock_Paintings_at_Manda_Gu%C3%A9li_Cave_in_the_Ennedi_Mountains_-_northeastern_Chad_2015.jpg> Acesso em: 01/09/2022
GOMES, H., et al. Pinturas Rupestres: matérias-primas, técnicas e gestão do território. Estudo do Quaternário, nº 9, 2013. Disponível em: <http://apeq.pt/estudosdoquaternario/index.php/eq/article/view/155/152> Acesso em 01/09/2022
SHAAR, R. et al. Magnetostratigraphy and cosmogenic dating of Wonderwerk Cave: New constraints for the chronology of the South African Earlier Stone Age. Quaternary Science Reviews, V. 259, may 2021. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0277379121001141> Acesso em: 01/09/2022.
Wonderwerk Cave Research Project. Disponível em: <https://research.wonderwerkcave.com/images/WWC_View.png> Acesso em 01/09/2022
INFOGRÁFICO - Barbie.
A química da boneca Barbie. #comasmaosnaquimica
-
No ensino de Química, muitas vezes é necessário utilizar alguns recursos lúdicos para prender a atenção dos alunos. Gosto muito de preparar...
-
Muito bem galera, hoje é o dia da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, do Enem 2022, e nela estão incluídas questões de Química...