quarta-feira, 23 de novembro de 2022

QUILÚDICO - Uno Químico

 No ensino de Química, muitas vezes é necessário utilizar alguns recursos lúdicos para prender a atenção dos alunos. Gosto muito de preparar atividades diferenciadas para tornar o aprendizado da Química mais interessante. Nesse quadro QUILÚDICO, vou compartilhar minha experiência com atividades lúdicas para ajudar colegas professores e melhorar as atividades com sugestões daqueles que acompanham o blog e o canal do Com as Mãos na Química.

Começando com uma atividade que tem como inspiração um dos jogos de carta mais famosos do mundo, o Uno. Para deixar claro, o Uno Químico não é uma ideia original minha, pesquisei um pouco e encontrei algumas versões diferentes para o jogo, umas focando em orgânica, outras em propriedades periódicas e versões em inglês. 

Decidi fazer a minha versão, utilizando como cartas comuns a numeração de 1 a 10, de acordo com os números atômicos dos primeiros 10 elementos. As cartas de Pular (Irritante no Uno Químico), Inverter (Reversível no Uno Químico) e Coringa Comprar 4 cartas (Explosivo no Uno Químico)  mantém as mesmas funções.


As cartas Coringa Mudar de cor ganhou 4 versões: a CuSO4(sulfato de cobre II) que muda a cor para azul (cor da solução), a Na2CrO4 (cromato de sódio) que muda a cor para amarelo (cor da solução), a NiCl2 (cloreto de níquel) que muda a cor para verde (cor da solução) e a Fe(SCN)3 (tiocianato de ferro III) que muda a cor para vermelho (cor da solução).

As cartas Comprar duas cartas mantém suas funções, mas ganharam cara nova, sendo caracterizadas por cátions de carga 2+.
Agora as cartas especiais novas ... 

Descartar, representada por ânions de carga 1-, onde o jogador pode descartar uma carta da mesma cor da aplicada.
Simples troca, onde o jogador troca uma carta de sua mão (que deve ser descartada) por uma carta do monte.

Dupla troca, onde o jogador escolhe uma carta de sua mão e troca por uma carta da mão de outro jogador (a sua escolha).

Decomposição, proporciona ao jogador a chance de descartar todas as cartas da mesma cor da carta aplicada.

A sugestão é que a atividade seja aplicada desde a montagem do kit de cartas, ou seja, recorte, colagem, plastificação, apresentação e discussão sobre as cartas e regras.

No nosso canal no YouTube, tem um vídeo explicando como funcionam as cartas e a melhor forma de montar, no link:

https://youtu.be/Z5ojExY9KP4

E nos links a seguir, pode-se fazer o download dos arquivos em pdf  com as cartas e regras sugeridas:

https://drive.google.com/file/d/1MyzdSDqejt9zGzq9OeFB11Tl3c8oNSdB/view?usp=share_link

https://drive.google.com/file/d/1Ycslf1iYdAOopRcWVaWTxyAvm3xF243w/view?usp=share_link

Após a montagem dos kits e discussão sobre as cartas e regras, chegou o momento da diversão... 

APROVEITEM!!

ATIVIDADE- 

Uno Químico

OBJETIVOS- 

Diferenciar:

  • Elementos químicos por seus símbolos e números atômicos;
  • Cátions e ânions por suas cargas;
  • Soluções e suas cores.

MATERIAIS- 

  • Folhas com Frente e Verso das cartas impressas;
  • Tesouras;
  • Cola (de preferência a bastão);
  • Papel contact. 

METODOLOGIA- 

Com os materiais em mãos, preparar o jogo de cartas com os alunos, recortando e colando a frente e o verso das cartas. Após a colagem, plastificar com papel contact, tomando cuidado para não deixar bolhas, especialmente no verso das cartas.

Após o preparo do kit de cartas, abrir discussão com os alunos sobre as regras do jogo e concordam, explicando as cartas numeradas por ordem de número atômico e a relação entre desses números com os respectivos elementos apresentados em cada carta. 

Explicar as funções das cartas especiais e relacionar com seus conceitos químicos:

Comprar 2 cartas- representadas por símbolos de cátions de carga 2+ que perdem 2 elétrons

Descartar 1 carta- representadas por símbolos de ânions de carga 1- que ganham 1 elétron

OBSERVAÇÃO: aqui pode surgir a pergunta "mas se perde 2 elétrons pôr que comprar 2 cartas?" ou "mas se ganha 1 elétron pôr que descartar 1 carta?" e fica a dica de sugerir a inversão das cartas com os cátions descartando 2 cartas e os ânions comprando 1 carta.

Coringa mudar de cor- representadas por soluções de CuSO4(sulfato de cobre II) , Na2CrO4 (cromato de sódio), NiCl2 (cloreto de níquel), Fe(SCN)3 (tiocianato de ferro III) e suas respectivas cores.

Cartas Decomposição, Simples troca e Dupla troca- o que representam essas reações e se concordam com suas funções no jogo.

Reversível- explicar sobre reações reversíveis e irreversíveis.

E, finalmente, jogar o Uno Químico.


REFERÊNCIAS 

MAHARTIKA, I., et.al. A Modification of UNO Games: "Chemuno Card Games (CCG)" Based on "Chemistry Triangle" to Enhance Memorization of the Periodic Table. Semantic Scholar, 2020. Disponível em: <https://www.semanticscholar.org/paper/A-Modification-of-UNO-Games%3A-%22Chemuno-Card-Games-on-Mahartika-Afrianis/e97fb6237e684288b26be3bb4807bf6d2e89a248> Acesso em: 22/11/2022.

DIONÍSIO, T. P. "Uno da Química": conhecendo os elementos químicos por meio de um jogo de cartas. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: <https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/14/ldquo-uno-da-qumica-rdquo-conhecendo-os-elementos-qumicos-por-meio-de-um-jogo-de-cartas#:~:text=O%20Uno%20da%20Qu%C3%ADmica%20%C3%A9,s%C3%A3o%20especiais%20(Figura%203).&text=O%20baralho%20%C3%A9%20dividido%20nas,%2C%20d%20e%20f%2C%20respectivamente.> Acesso em: 30/10/2022

CAVALCANTI, G. J., et.al. UNO ORGÂNICO: UMA PROPOSTA LÚDICA DE REVISÃO PARA O CONTEÚDO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS. Revista Vivências em Ensino de Ciências 2ª Edição Especial, Recife, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/vivencias/article/view/238694/30432> Acesso em 30/10/2022





Nenhum comentário:

Postar um comentário

INFOGRÁFICO - Barbie.

A química da boneca Barbie. #comasmaosnaquimica