Pode-se perceber que Química Orgânica predomina com 35 questões nesse período, com identificação de funções orgânicas, caráter ácido-base de compostos orgânicos (Brönsted-Lowry), cadeias carbônicas e reações orgânicas. Acredito que seja um tema não deixe a prova do Enem tão cedo, o que pode até gerar futuros memes... e arrisco a fazer algumas previsões de contextualização.
Em 2022 temos Copa no Catar (a abertura da Copa ocorre no mesmo dia da prova), e em época de eventos esportivos de grande visualização, é comum aparecerem questões em vestibular envolvendo doping, ou sej, uso de substâncias que podem beneficiar fisicamente um atleta. Diversas substâncias podem aparecer nos testes antidoping e levar de suspensão até a exclusão de um atleta do esporte. Duas substâncias muito comuns são o Clostebol e a Testosterona, com suas fórmulas estruturais a seguir:
Essas reações ajudam na produção de fármacos evitando compostos quirais que possam causar problemas (como o caso da Talidomida) e preenche os requisitos da Química Verde, levando a reações mais rápidas, eficientes e com pouco resíduos problemáticos ao meio ambiente.
Por falar em meio ambiente, o segundo tema mais cobrado envolve questões de Química Ambiental e Química Verde, envolvendo assuntos como tratamento de água e esgoto, resíduos sólidos, redução de poluentes e assuntos relacionados à poluição atmosférica. Foram 31 questões e o tema ambiental ainda tem muito a se cobrar.
Outros assuntos que podem ser contextualizados são aqueles referentes à Guerra na Ucrânia. Em 2022 falou-se muito sobre Armas Nucleares e Armas Químicas, com ameaças e acusações referentes à Rússia e Ucrânia.Citou-se muito Bombas Nucleares, Bombas Sujas (que não tem poder destrutivo de uma Nuclear mas deixam muitos resíduos radioativos), agentes nervosos como o Novichok e fósforo branco.
Questões envolvendo fissão/fusão nuclear e decaimento já comuns nos últimos anos de Enem e caberia numa contextualização da Bomba Suja, para ser um pouco diferente.
Já o fósforo branco, que é extremamente reativo com oxigênio, poderia ser cobrado em uma questão de Termoquímica, utilizando um gráfico ou com sua equação termoquímica.
E para finalizar, a área de Astroquímica tem crescido muito nos últimos anos, e com missões espaciais da NASA, da ESA (Agência Espacial Europeia) e da CNSA (Administração Espacial Nacional da China), especialmente da procura de vestígios de vida em Marte e estudo da nossa Lua, pode aparecer alguma questão utilizando assuntos como isótopos de oxigênio e moléculas percussoras da vida.
Lembrando que essas "previsões" são do meu ponto de vista, classifico e faço questões de vestibular há um tempo, se fizesse para o Enem 2022 faria dessa forma.
Boa prova!
Nenhum comentário:
Postar um comentário