quarta-feira, 23 de novembro de 2022

QUILÚDICO - Uno Químico

 No ensino de Química, muitas vezes é necessário utilizar alguns recursos lúdicos para prender a atenção dos alunos. Gosto muito de preparar atividades diferenciadas para tornar o aprendizado da Química mais interessante. Nesse quadro QUILÚDICO, vou compartilhar minha experiência com atividades lúdicas para ajudar colegas professores e melhorar as atividades com sugestões daqueles que acompanham o blog e o canal do Com as Mãos na Química.

Começando com uma atividade que tem como inspiração um dos jogos de carta mais famosos do mundo, o Uno. Para deixar claro, o Uno Químico não é uma ideia original minha, pesquisei um pouco e encontrei algumas versões diferentes para o jogo, umas focando em orgânica, outras em propriedades periódicas e versões em inglês. 

Decidi fazer a minha versão, utilizando como cartas comuns a numeração de 1 a 10, de acordo com os números atômicos dos primeiros 10 elementos. As cartas de Pular (Irritante no Uno Químico), Inverter (Reversível no Uno Químico) e Coringa Comprar 4 cartas (Explosivo no Uno Químico)  mantém as mesmas funções.


As cartas Coringa Mudar de cor ganhou 4 versões: a CuSO4(sulfato de cobre II) que muda a cor para azul (cor da solução), a Na2CrO4 (cromato de sódio) que muda a cor para amarelo (cor da solução), a NiCl2 (cloreto de níquel) que muda a cor para verde (cor da solução) e a Fe(SCN)3 (tiocianato de ferro III) que muda a cor para vermelho (cor da solução).

As cartas Comprar duas cartas mantém suas funções, mas ganharam cara nova, sendo caracterizadas por cátions de carga 2+.
Agora as cartas especiais novas ... 

Descartar, representada por ânions de carga 1-, onde o jogador pode descartar uma carta da mesma cor da aplicada.
Simples troca, onde o jogador troca uma carta de sua mão (que deve ser descartada) por uma carta do monte.

Dupla troca, onde o jogador escolhe uma carta de sua mão e troca por uma carta da mão de outro jogador (a sua escolha).

Decomposição, proporciona ao jogador a chance de descartar todas as cartas da mesma cor da carta aplicada.

A sugestão é que a atividade seja aplicada desde a montagem do kit de cartas, ou seja, recorte, colagem, plastificação, apresentação e discussão sobre as cartas e regras.

No nosso canal no YouTube, tem um vídeo explicando como funcionam as cartas e a melhor forma de montar, no link:

https://youtu.be/Z5ojExY9KP4

E nos links a seguir, pode-se fazer o download dos arquivos em pdf  com as cartas e regras sugeridas:

https://drive.google.com/file/d/1MyzdSDqejt9zGzq9OeFB11Tl3c8oNSdB/view?usp=share_link

https://drive.google.com/file/d/1Ycslf1iYdAOopRcWVaWTxyAvm3xF243w/view?usp=share_link

Após a montagem dos kits e discussão sobre as cartas e regras, chegou o momento da diversão... 

APROVEITEM!!

ATIVIDADE- 

Uno Químico

OBJETIVOS- 

Diferenciar:

  • Elementos químicos por seus símbolos e números atômicos;
  • Cátions e ânions por suas cargas;
  • Soluções e suas cores.

MATERIAIS- 

  • Folhas com Frente e Verso das cartas impressas;
  • Tesouras;
  • Cola (de preferência a bastão);
  • Papel contact. 

METODOLOGIA- 

Com os materiais em mãos, preparar o jogo de cartas com os alunos, recortando e colando a frente e o verso das cartas. Após a colagem, plastificar com papel contact, tomando cuidado para não deixar bolhas, especialmente no verso das cartas.

Após o preparo do kit de cartas, abrir discussão com os alunos sobre as regras do jogo e concordam, explicando as cartas numeradas por ordem de número atômico e a relação entre desses números com os respectivos elementos apresentados em cada carta. 

Explicar as funções das cartas especiais e relacionar com seus conceitos químicos:

Comprar 2 cartas- representadas por símbolos de cátions de carga 2+ que perdem 2 elétrons

Descartar 1 carta- representadas por símbolos de ânions de carga 1- que ganham 1 elétron

OBSERVAÇÃO: aqui pode surgir a pergunta "mas se perde 2 elétrons pôr que comprar 2 cartas?" ou "mas se ganha 1 elétron pôr que descartar 1 carta?" e fica a dica de sugerir a inversão das cartas com os cátions descartando 2 cartas e os ânions comprando 1 carta.

Coringa mudar de cor- representadas por soluções de CuSO4(sulfato de cobre II) , Na2CrO4 (cromato de sódio), NiCl2 (cloreto de níquel), Fe(SCN)3 (tiocianato de ferro III) e suas respectivas cores.

Cartas Decomposição, Simples troca e Dupla troca- o que representam essas reações e se concordam com suas funções no jogo.

Reversível- explicar sobre reações reversíveis e irreversíveis.

E, finalmente, jogar o Uno Químico.


REFERÊNCIAS 

MAHARTIKA, I., et.al. A Modification of UNO Games: "Chemuno Card Games (CCG)" Based on "Chemistry Triangle" to Enhance Memorization of the Periodic Table. Semantic Scholar, 2020. Disponível em: <https://www.semanticscholar.org/paper/A-Modification-of-UNO-Games%3A-%22Chemuno-Card-Games-on-Mahartika-Afrianis/e97fb6237e684288b26be3bb4807bf6d2e89a248> Acesso em: 22/11/2022.

DIONÍSIO, T. P. "Uno da Química": conhecendo os elementos químicos por meio de um jogo de cartas. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: <https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/14/ldquo-uno-da-qumica-rdquo-conhecendo-os-elementos-qumicos-por-meio-de-um-jogo-de-cartas#:~:text=O%20Uno%20da%20Qu%C3%ADmica%20%C3%A9,s%C3%A3o%20especiais%20(Figura%203).&text=O%20baralho%20%C3%A9%20dividido%20nas,%2C%20d%20e%20f%2C%20respectivamente.> Acesso em: 30/10/2022

CAVALCANTI, G. J., et.al. UNO ORGÂNICO: UMA PROPOSTA LÚDICA DE REVISÃO PARA O CONTEÚDO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS. Revista Vivências em Ensino de Ciências 2ª Edição Especial, Recife, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/vivencias/article/view/238694/30432> Acesso em 30/10/2022





domingo, 20 de novembro de 2022

PREVISÕES PARA ENEM 2022

Muito bem galera, hoje é o dia da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, do Enem 2022, e nela estão incluídas questões de Química. As questões de Química possuem alguns temas bem recorrentes, e fazendo um levantamento dos últimos 10 anos (considerando que desde 2020 temos a 2ª aplicação da prova), conforme o quadro a seguir:  


Pode-se perceber que Química Orgânica predomina com 35 questões nesse período, com identificação de funções orgânicas, caráter ácido-base de compostos orgânicos (Brönsted-Lowry), cadeias carbônicas e reações orgânicas. Acredito que seja um tema não deixe a prova do Enem tão cedo, o que pode até gerar futuros memes... e arrisco a fazer algumas previsões de contextualização. 

Em 2022 temos Copa no Catar (a abertura da Copa ocorre no mesmo dia da prova), e em época de eventos esportivos de grande visualização, é comum aparecerem questões em vestibular envolvendo doping, ou sej, uso de substâncias que podem beneficiar fisicamente um atleta. Diversas substâncias podem aparecer nos testes antidoping e levar de suspensão até a exclusão de um atleta do esporte. Duas substâncias muito comuns são o Clostebol e a Testosterona, com suas fórmulas estruturais a seguir:



São substâncias que fazem parte da classe dos esteroides, e suas estruturas podem ser utilizadas para diversas questões de Química Orgânica. Minha preferida seria identificar funções orgânicas... talvez até comparando as duas.


Outra contextualização pode vir do Prêmio Nobel de 2021, onde os vencedores trabalharam a Organocatálise assimétrica, em que pode-se trabalhar assuntos como catalisadores, estruturas quirais e as próprias funções orgânicas. Duas das reações que levaram ao prêmio podem aparecer na prova:




Essas reações ajudam na produção de fármacos evitando compostos quirais que possam causar problemas (como o caso da Talidomida) e preenche os requisitos da Química Verde, levando a reações mais rápidas, eficientes e com pouco resíduos problemáticos ao meio ambiente.

Por falar em meio ambiente, o segundo tema mais cobrado envolve questões de Química Ambiental e Química Verde, envolvendo assuntos como tratamento de água e esgoto, resíduos sólidos, redução de poluentes e assuntos relacionados à poluição atmosférica. Foram 31 questões e o tema ambiental ainda tem muito a se cobrar.

Outros assuntos que podem ser contextualizados são aqueles referentes à Guerra na Ucrânia. Em 2022 falou-se muito sobre Armas Nucleares e Armas Químicas, com ameaças e acusações referentes à Rússia e Ucrânia.Citou-se muito Bombas Nucleares, Bombas Sujas (que não tem poder destrutivo de uma Nuclear mas deixam muitos resíduos radioativos), agentes nervosos como o Novichok e fósforo branco.

Questões envolvendo fissão/fusão nuclear e decaimento já comuns nos últimos anos de Enem e caberia numa contextualização da Bomba Suja, para ser um pouco diferente.

Já o fósforo branco, que é extremamente reativo com oxigênio, poderia ser cobrado em uma questão de Termoquímica, utilizando um gráfico ou com sua equação termoquímica.

Esse gráfico caiu em 2014 em uma prova da UNCISAL. No canal fiz um vídeo falando sobre o fósforo vermelho, que pode ser assistido utilizando o link a seguir:



E para finalizar, a área de Astroquímica tem crescido muito nos últimos anos, e com missões espaciais da NASA, da ESA (Agência Espacial Europeia)  e da CNSA (Administração Espacial Nacional da China), especialmente da procura de vestígios de vida em Marte e estudo da nossa Lua, pode aparecer alguma questão utilizando assuntos como isótopos de oxigênio e moléculas percussoras da vida. 

Lembrando que essas "previsões" são do meu ponto de vista, classifico e faço questões de vestibular há um tempo, se fizesse para o Enem 2022 faria dessa forma.

Boa prova!








quinta-feira, 10 de novembro de 2022

INFOGRÁFICO - Barbie.

A química da boneca Barbie. #comasmaosnaquimica